mercosul

Mobilidade Internacional

MOBILIDADE INTERNACIONAL

Este semestre a Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG está recebendo três alunos de intercâmbio internacional.

Daniel Berejnoi da Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM) - Santa Cruz de la Sierra/Bolívia e Gianfranco Stoletniy da Universidad de la Republica (UDELAR) – Montevideo/Uruguai vieram pelo Programa de Mobilidad Académica Regional (MARCA). Carlos Segovia da Universidad Nacional del Nordeste (UNNE) – Corrientes/Argentina está realizando seu intercâmbio pelo Programa Escala Estudantil (PEE) no âmbito da parceria com a Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM).

Ao mesmo tempo, temos três dos nossos alunos estudando nesses países. Yan de Oliveira está na UDELAR - Uruguai, Thais Salci realiza intercâmbio na Universidad del Litoral (UNL) – Argentina e Deborah Rodrigues na UAGRM – Bolívia. Todos pelo Programa MARCA.

O MARCA é um Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos de Graduação Acreditados pelo Sistema de Acreditação do MERCOSUL (ARCU-SUR) que busca fortalecer os cursos acreditados, fomentar a integração e internacionalização da educação superior na região e cumprir com o objetivo central de integração regional.

Com objetivos muito parecidos, o Programa ESCALA ESTUDANTIL da AUGM também visa impulsionar a cooperação e a integração das Universidades que a conformam, bem como a internacionalização da educação superior da região, através do intercâmbio de discentes de graduação para cursar um período acadêmico em outra universidade membro da associação. A AUGM é uma rede de universidades públicas e autônomas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

O Programa MARCA está no seu quarto ano e está aprovado para 2019. Até o momento, enviamos 11 alunos e recebemos 10 intercambistas. O número de alunos é determinado pelo MEC, CAPES e UFG a depender dos recursos disponibilizados. É coordenado diretamente pela EVZ em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (agora com a sigla DRI, antiga CAI). O Programa Escala Estudantil é coordenado pela DRI com a ciência da EVZ.

Os processos seletivos são realizados no primeiro semestre para intercâmbio durante o segundo semestre do ano. O editais são publicados na página da EVZ e/ou da Diretoria de Relações Internacionais https://dri.ufg.br/.

Alunos, estudem idiomas (https://cl.letras.ufg.br/) e estejam atentos às páginas da EVZ e da DRI.

Professores, incentivem seus alunos a estudarem idiomas e a participarem dos processos seletivos para intercâmbio internacional.

alunos marca 2017alunos marca 2018

Alunos de intercâmbio internacional - EVZ/UFG - 2017/2 e 2018/2.

intercambistas marca

Alunos em intercâmbio internacional na EVZ/UFG - 2018/2. Da esquerda para a direita: Daniel Berejnoi - UAGRM/Bolívia, Carlos Segovia - UNNE/Argentina e Gianfranco Stoletniy - UDELAR/Uruguai.

Profa. Lívia Mendonça Pascoal
Coordenadora de Intercâmbio da EVZ/UFG