CORONA VIRUS

CARTA A COMUNIDADE EVZ/UFG

 “Quarentena não é férias”

O mundo e o Brasil vivem uma situação de pandemia de corona vírus (COVID-19) e emergência sanitária. Apesar do curto período de tempo da eclosão do surto, já se sabe muito do comportamento do vírus. É de fácil transmissão, por meio de secreções e excreções respiratórias veiculadas direta ou indiretamente por: espirro, tosse, contato pessoal direto ou próximo com pessoa infectada (< 1-2 metros em sala fechada, sem equipamento de segurança), colocar objeto contaminado à boca, olhos ou nariz (fômites), levar a mão à boca antes de higienização adequada principalmente após cumprimentar pessoas infectadas ou tocar em superfícies ou objetos contaminados.

Um surto pode acabar se as autoridades de saúde tomarem as medidas necessárias para impedir que haja contato entre pacientes infectados e pessoas saudáveis, evitando novos contágios. Sabe-se também que países que demoraram a estabelecer medidas que limitem a transmissão de pessoa para pessoa, especialmente, pela RESTRIÇÃO NOS DESLOCAMENTOS, MEDIDAS DRÁTICAS PARA EVITAR AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS e ISOLAMENTO DOS DOENTES, estão vivendo situação que pode ser considerada desesperadora.

A China conseguiu conter o surto adotando medidas duras para evitar a propagação do vírus de forma precoce, o que não aconteceu nos países da Europa. Estamos falando hoje (16/03/202) de 182.403 pessoa, infectadas no mundo, com 7.144 mortes. Na China onde a epidemia está controlada e os casos diminuindo, foram 80.880 casos e 3.213 mortes (3,97%). Na Itália, onde a epidemia ainda não atingiu o ápice, já são 27.980 casos com 2.158 mortes (7,71%). Em Singapura, pais pequeno e que tomou medidas muito eficientes e rápidas para conter a epidemia aconteceram 243 casos e nenhuma morte. No nosso país não existe a menor possibilidade, pela sua extensão, população e estrutura sanitária de conseguirmos o feito de Singapura, mas podemos evitar a catástrofe da Itália.

A opção por suspender as aulas e colocar os servidores do grupo de risco trabalhando em casa é uma atitude MUITO IMPORTANTE para evitar as aglomerações e a transmissão do vírus. De nada adiantará se as pessoas não se conscientizarem que é INDISPENSÁVEL permanecer a maior parte do tempo em casa. Poderemos, em breve, caminhar para o fechamento de todos estabelecimentos, exceto supermercados, farmácias e hospitais. Seguiremos respeitando e acatando as orientações das autoridades sanitárias. Façam a parte de vocês, permaneçam em casa, QUARENTENA NÃO É FÉRIAS.

Direção EVZ