MOUSE

EVZ APOIA

Campanha para garantir a todos os estudantes da EVZ a possibilidade de desenvolver as atividades de ensino na forma remota, tendo acesso a internet e equipamentos adequados.

Confira o resultado da pesquisa sobre ensino remoto e saiba como ajudar

Em decorrência da pandemia por COVID o MEC autorizou, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação em vigor, por instituição de educação superior integrante do sistema federal de ensino.

É importante salientar que o ensino remoto praticado atualmente [na pandemia] assemelha-se a EAD apenas no que se refere a educação mediada pela tecnologia, mas os princípios básicos seguem sendo os mesmos da educação presencial.

Por mais que as novas tecnologias se espalhem, sempre existem grupos que não conseguem se encaixar. As tecnologias digitais pretendem ser “democráticas”, mas não é possível ser universal em uma sociedade diversa. Essa realidade se faz presente na EVZ.

Nossos estudantes de graduação dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia responderam a um questionário, o que nos permitiu concluir que existe uma parcela de estudantes que não teriam condições de desenvolver as atividades de ensino na forma remota por não terem acesso a equipamentos e/ou a rede de internet, indispensáveis para esse tipo de ensino.

A EVZ entende que educar é garantir aos jovens o seu pleno desenvolvimento a partir de “igualdade de condições para o acesso e permanência na universidade”. Como essa premissa não está sendo atendida, foi aprovado na reunião do CD do dia 10 de julho de 2020 a implementação de um programa de apoio aos nossos estudantes, denominado EVZ APOIA, baseado em quatro pilares:

- Doação de dinheiro por parte da Comunidade EVZ para criar um fundo que será utilizado para pagar planos de internet, formatação de computadores e compra de pacotes office. Os recursos devem ser depositados em conta corrente vinculada a um centro de custo da EVZ gerenciado pela Funape (Banco do Brasil – Agencia 86-8 / Conta Corrente 19779-3)

- Doação de equipamentos particulares, computadores e laptops, para os estudantes que não possuem esses equipamentos.

- Empréstimo de equipamentos institucionais.

- Estimulo ao ingresso dos estudantes no programa da UFG: - Plano Emergencial de Conectividade

 

Confira o resultado da pesquisa.