Daniel Linhares

Aluno egresso da EVZ/UFG se torna professor na Iowa State University (EUA)

Daniel Linhares, 34 anos, foi convidado pela Iowa State University para assumir cargo de professor na área de Produção e Sanidade de Suínos.

Daniel Linhares

Daniel Correia Lima Linhares (foto) graduou-se em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás em 2003. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e PhD em Epidemiologia e Medicina Veterinária Populacional pela University of Minnesota (EUA). O Dr. Daniel teve importantes influências em sua carreira, começando pelo Prof. Guido Linhares (EVZ/UFG) e vários outros professores da EVZ. Outra referência na formação do Dr. Daniel foi o Prof. Jurij Sobestiansky (EVZ/UFG) que influenciou sua trajetória profissional para a suinocultura e, mais tarde, o Dr. Montse Torremorell e o Dr. Bob Morrison de Minnesota.

Durante a graduação, sempre realizou estágios dentro da Universidade, em agroindústrias e cooperativas. Participou de projetos de pesquisas, foi bolsista de Iniciação Científica, sempre participando de forma ativa das atividades acadêmicas. Realizou estágio supervisionado na Agroceres PIC, onde trabalhou até ir para University of Minnesota (EUA) realizar seu doutorado. A convite da Agroceres, retornou ao Brasil, assumindo o cargo de Gerente de Serviços Técnicos, Gestão Sanitária e Validação de Produtos, atuando no Brasil e em outros países da América Latina.

Há 14 anos na suinocultura, tem contribuído de maneira significativa para o crescimento e evolução da área. Os trabalhos científicos gerados em seu doutoramento em Minnesota foram amplamente aceitos e os conhecimentos aplicados prontamente no campo. Também desenvolveu ferramentas estatísticas e econômicas para quantificar o efeito de intervenções em saúde animal a nível populacional. Ferramentas que também são utilizadas para comparar estratégias de controle/eliminação de importantes desafios sanitários na suinocultura. Em junho deste ano, foi convidado para assumir a vaga de professor e pesquisador na área de Produção e Sanidade de Suínos na Iowa State University, Estados Unidos.

Aos jovens que desejam seguir a mesma carreira, o Dr. Daniel recomenda que investam em conhecimento, cursos, leituras, podcast e troca de experiências. “Sejam curiosos, críticos quanto às informações e exigente quanto aos dados. Sejam criativos e, ao mesmo tempo, tomem decisões baseadas na ciência. Pensem no futuro procurando moldá-lo. O futuro nada mais é do que uma colheita do plantio que fazemos hoje”, aconselha o Dr. Daniel.

A EVZ/UFG se sente orgulhosa e aproveita a oportunidade para parabenizar o Dr. Daniel pela importante conquista. Toda vez que um ex-aluno nosso alcança sucesso, a EVZ se sente honrada e isso é um motivo de inspiração para continuemos a fazer o nosso trabalho e a formar profissionais e cidadãos competentes, capacitados e preparados para os desafios do mundo.

Fonte: EVZ/UFG