Cartaz 1º Simpósio Goiano de Genômica Animal

1º Simpósio de Genômica Animal

 

O Grupo de Genética e Melhoramento Animal (GMGA) da UFG tem o prazer de convidá-los para o 1º Simpósio Goiano de Genômica Animal.

O Evento:

A seleção para fenótipos desejáveis tem sido praticada na pecuária desde a domesticação animal provocando mudanças acentuadas em características comportamentais e morfológicas nas diferentes espécies. Desde então, as ferramentas de melhoramento tradicional, baseado na teoria da genética quantitativa, têm assegurado ganho genético contínuo na maioria das características de interesse econômico.

Com o desenvolvimento de novas tecnologias como os micro-arranjos de SNP (single nucleotide polimorphism) e o sequenciamento de Nova Geração, nos últimos anos as pesquisas têm sido direcionadas a incorporar as informações moleculares que estejam associadas à substancial variação genética das características ao processo de seleção.

As novas tecnologias têm ampliado o espectro de aplicações das informações genômicas na pecuária, permitindo sua utilização na determinação de paternidade, rastreabilidade, seleção assistida por marcadores e, mais recentemente, a seleção genômica.

O Brasil, como importante ator no cenário mundial da produção de proteína animal (carne e leite), está se posicionando para melhor aproveitar essas ferramentas para o desenvolvimento dos seus rebanhos. Neste sentido, a região Centro-Oeste, detentora de um dos maiores contingentes bovinos e suínos do Brasil, poderia se beneficiar da aplicação dessas ferramentas, aumentando a qualidade e produtividade dos seus rebanhos de forma consistente e sustentável economicamente.

Apesar da implementação da genômica na pecuária já ter se tornado uma realidade em diversos países como os Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia, ainda há muito que se pesquisar e debater nesta área para que o uso da genômica ocorra de forma abrangente na pecuária nacional, sendo muito importante a conscientização de todos os componentes da cadeia produtiva e a formação de recursos humanos aptos a lidar com essa nova realidade.

Sendo assim,o1º Simpósio Goiano de Genômica Animal apresenta como principais objetivos: 1) Reunir os pesquisadores, especialistas, estudantes, programas de melhoramento genético, associações das raças, empresas e criadores brasileiros interessados no uso das tecnologias de análise de DNA e de genética quantitativa associadas à aplicação em programas de melhoramento genético; 2) Apresentar a experiência de renomados palestrantes com a utilização de tecnologias genômicas em diferentes espécies e cenários e 3) Proporcionar interatividade para sanar dúvidas e iniciar interações científicas e comerciais com os pesquisadores, profissionais e empresas da área.

 

Data:

O Evento será realizado no dia 19 de novembro de 2016, na cidade de Goiânia – GO.

Local:

Rua 250, Parque de Exposições Agropecuário Dr. Pedro Ludovico Teixeira - Nova Vila – Auditório Augusto França Gontijo, Goiania/GO

Programação do evento (anexo programação)

Investimento: R$25,00

Enviar comprovante de pagamento para o e-mail de contato com o nome e telefone do participante.

Dados bancários para depósito

Banco do Brasil

Agência nº: 2591-7

Conta corrente nº: 77.717-X

Depósito em nome de: Adriana Santana do Carmo (Coordenadora do GMGA)

 

e-mail de contato:

Profª Adriana Santana do Carmo (62) 3521-1591 (ramal 29)

E-mail: gmgaufg@gmail.com

 

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
Programação evento 1º Simpósio Goiano de Genômica Animal 43 Kb 3d2cbf5fb3ee9685c661f74e163b6d76