Patologia Animal

Programa: Patologia Animal

• Justificativa:

O Programa de Residência em Medicina Veterinária em Patologia Animal é fundamental, pois complementa o desenvolvimento das atividades de outras áreas da residência, como clínica, cirurgia, patologia clínica, sanidade animal e diagnóstico por imagem, especialmente porque compreende área básica do conhecimento que traz fundamentos estruturantes no entendimento das diferentes enfermidades que acometem os animais e, muitas vezes, o homem. A contribuição da área vai além da prestação de serviços na área de auxílio diagnóstico, uma vez que também envolve aspectos de prevenção e controle de enfermidades de acometimento individual ou coletivo, o que contribui para a promoção e manutenção do bem-estar, não só de animais domésticos, como também das pessoas, pois nos dias de hoje é cada vez maior a influência destes junto ao núcleo familiar e nas atividades profissionais relacionadas aos animais de produção. O programa prevê o fornecimento de suporte às atividades desenvolvidas dentro ou fora do Hospital-Escola, permitindo a realização de diversos procedimentos anatomopatológicos em campo, com maior segurança e qualidade para outros profissionais, alunos, proprietários e demais pessoas envolvidas nesses procedimentos.

• Objetivos específicos:

Oferecer treinamento na realização de diferentes procedimentos anatomopatológicos, incluindo a realização de diferentes técnicas de necropsia nas diversas espécies animais, a colheita, o acondicionamento e o envio de material biológico para diversos exames complementares de auxílio diagnóstico (toxicológico, bacteriológico, virológico, micológico), o processamento de amostras histológicas e citológicas, bem como a descrição morfológica dessas amostras, visando a interpretação da evolução da doença e a determinação do diagnóstico, seja este morfológico e/ou etiológico. Também será oferecido treinamento em técnicas de diagnóstico específicas, como aquelas que envolvem colorações especiais, métodos imunoistoquímicos e de biologia molecular, visando o completo entendimento da etiopatogenia das doenças e a excelência na qualidade diagnóstica. Ainda, capacitar o residente para realizar procedimentos anatomopatológicos de diferente complexidade em animais de companhia e de produção, de modo a formar profissionais conscientes quanto a importância de entender as alterações patológicas, o que, consequentemente, auxilia no controle, na prevenção e no tratamento das enfermidades dos animais e, muitas vezes, dos seres humanos, já que muitas apresentam caráter zoonótico e estão diretamente ligadas à saúde pública.

• Estrutura curricular:

Disciplinas núcleo comum:

• Bioestatística
  • Bioética e bem-estar animal
  • Normatização de trabalhos acadêmicos e referências bibliográficas
  • Organização dos serviços de Saúde
  • Prevenção e Controle das Infecções Associadas à Assistência de Saúde (IAAS)
  • Reuniões Clínicas
  • Seminários Aplicados
  • Técnicas avançadas de pesquisa na internet

Disciplinas núcleo específico da área profissional

• Anatomia aplicada dos animais domésticos