Weby shortcut 1a5a9004da81162f034eff2fc7a06c396dfddb022021fd13958735cc25a4882f

Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público

Updated at 07/05/17 08:46 .

COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO (CISSP) DA EVZ/UFG

A CISSP possibilita o incremento de ações de promoção visando atuar nos riscos à saúde e à segurança dos usuários da UFG, com apoio total da equipe multiprofissional do SIASS.

Considerando a Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, o estatuto do servidor público civil da União - Lei 8.112 de 12 de dezembro de 1990, a Portaria Normativa n° 3, de 7 de maio de 2010, da Secretaria de Recursos Humanos/Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão, que estabelece orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS e demais legislações vigentes pertinentes à matéria, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos resolve estabelecer na unidade acadêmica da Escola de Veterinária e Zootecnia, no âmbito da Universidade Federal de Goiás, a implantação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP)

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público da EVZ/UFG foi criada em 7 de abril de 2017 para promover normas de engenharia de segurança e medicina do trabalho.  A CISSP/EVZ terá um mandato de vigência de dois anos e será composta por até 10 servidores. A comissão fará treinamento específico com a e equipe multiprofissional do SIASS e ao final do mandato, receberá certificado emitido pelo DDRH/UFG de 200h que poderá ser usado para a Progressão por Capacitação.

a) Objetivos da CISSP

Propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;

Propor atividades que desenvolvam atitudes de co-responsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho;

Valorizar e estimular a participação dos servidores, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.


b) Atribuições da CISSP

Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de servidores, com a assessoria da equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores.

Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

Participar da implementação e do controle de qualidade das medidas de prevenção estipuladas nas avaliações de riscos.

Realizar, periodicamente, inspeções nos postos de trabalho com fichas de itens a serem inspecionados.

Realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de riscos que foram identificados, reunião feita com a equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores e com a diretoria.

Divulgar aos demais servidores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

Participar juntamente com a equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionado à segurança e saúde dos servidores.

Requerer junto à diretoria e à equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos servidores.

Participar, em conjunto com à equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, ou com a diretoria da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados.

Participar nos eventos a serem realizados com foco em segurança e saúde no serviço público.


c) Componentes da CISSP/EVZ (Portaria nº 1962 - 07/04/2017)

Serv. Docente Clarice Gebara Muraro Serrate Cordeiro Tenório - Presidente;
Serv. Téc. Adm. Lorena Cardoso Cintra - Vice-Presidente
Serv. Téc. Adm. Eliane Rodrigues dos Santos
Serv. Téc. Adm. Helton Freires Oliveira
Serv. Téc. Adm. Vera Lúcia Alves da Silva Gurgel
Serv. Docente Kellen de Sousa Oliveira
Serv. Docente Luciana Batalha de Miranda Araújo
Serv. Docente Regiani Nascimento Gagno Porto
Serv. Docente Valéria de Sá Jayme

Vigência da portaria: 05/04/2017 - 04/04/2019










 

List all Back