Comissão Interna de Saúde e Segurança do Servidor Público

Updated at 07/05/17 08:46 .

COMISSÃO INTERNA DE SAÚDE DO SERVIDOR PÚBLICO (CISSP) DA EVZ/UFG

A CISSP possibilita o incremento de ações de promoção visando atuar nos riscos à saúde e à segurança dos usuários da UFG, com apoio total da equipe multiprofissional do SIASS.

Considerando a Constituição Federal de 05 de outubro de 1988, o estatuto do servidor público civil da União - Lei 8.112 de 12 de dezembro de 1990, a Portaria Normativa n° 3, de 7 de maio de 2010, da Secretaria de Recursos Humanos/Ministério Planejamento, Orçamento e Gestão, que estabelece orientações básicas sobre a Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS e demais legislações vigentes pertinentes à matéria, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos resolve estabelecer na unidade acadêmica da Escola de Veterinária e Zootecnia, no âmbito da Universidade Federal de Goiás, a implantação da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP)

A Comissão Interna de Saúde do Servidor Público da EVZ/UFG foi criada em 7 de abril de 2017 para promover normas de engenharia de segurança e medicina do trabalho.  A CISSP/EVZ terá um mandato de vigência de dois anos e será composta por até 10 servidores. A comissão fará treinamento específico com a e equipe multiprofissional do SIASS e ao final do mandato, receberá certificado emitido pelo DDRH/UFG de 200h que poderá ser usado para a Progressão por Capacitação.

a) Objetivos da CISSP

Propor ações voltadas à promoção da saúde e à humanização do trabalho, em especial a melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho;

Propor atividades que desenvolvam atitudes de co-responsabilidade no gerenciamento da saúde e da segurança, contribuindo, dessa forma, para a melhoria das relações e do processo de trabalho;

Valorizar e estimular a participação dos servidores, enquanto protagonistas e detentores de conhecimento do processo de trabalho, na perspectiva de agentes transformadores da realidade.

b) Atribuições da CISSP

Identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de servidores, com a assessoria da equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores.

Elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

Participar da implementação e do controle de qualidade das medidas de prevenção estipuladas nas avaliações de riscos.

Realizar, periodicamente, inspeções nos postos de trabalho com fichas de itens a serem inspecionados.

Realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de riscos que foram identificados, reunião feita com a equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores e com a diretoria.

Divulgar aos demais servidores informações relativas à segurança e saúde no trabalho.

Participar juntamente com a equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionado à segurança e saúde dos servidores.

Requerer junto à diretoria e à equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos servidores.

Participar, em conjunto com à equipe de vigilância e promoção à saúde dos servidores, ou com a diretoria da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados.

Participar nos eventos a serem realizados com foco em segurança e saúde no serviço público.

c) Componentes da CISSP/EVZ (Portaria nº 1962 - 07/04/2017)

Serv. Docente Clarice Gebara Muraro Serrate Cordeiro Tenório - Presidente;
Serv. Téc. Adm. Lorena Cardoso Cintra - Vice-Presidente