Weby shortcut
Selo EVZ Acreditado

Intercâmbio

Atualizado em 05/10/18 01:15.

INTERCÂMBIO

1. Destinado a estudantes da UFG


1.1. Mobilidade para estudantes da EVZ

- Marca - http://programamarca.siu.edu.ar/programa_marca/index.html

- Brafragri - http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/franca/capes-brafagri


1.2. Convênios para estudantes da UFG

- África - https://cai.ufg.br/p/7866-africa

- Américas - https://cai.ufg.br/p/7867-americas

- Europa - https://cai.ufg.br/p/7868-europa

- Outros

1.3. Serviços e orientações

- Dicas úteishttps://cai.ufg.br/p/3833-utilidades

- Recomendações:

  • Antes de mais nada, leia atentamente o edital do programa ou convênio, pois este contem diversas informações importantíssimas, como por exemplo, pré-requisitos para concorrer à vaga, documentação necessária, passos a passo do processo seletivo, prazos para entrega de documentação, datas de divulgação de resultados.

  • Conheça o sítio eletrônico da universidade de destino pois algumas universidades oferecem informações importantes no sítio, e que são necessárias para preenchimento de formulários a serem entregues tanto na UFG como na instituição acolhedora.

  • Busque informações do país de destino, leia sobre a cultura, hábitos alimentares e história do pais, isso pode ajudar na sua adaptação no exterior.

  • Organize seus documentos para viagem com antecipação pois algumas documentações, principalmente emitidas por órgãos públicos, levam certo tempo para serem entregues, esteja atento a estes prazos.

  • Converse com estudantes que já fizeram intercâmbio, de preferência busque aqueles que estiveram na mesma universidade ou pais que você deseja ir e também aqueles que participaram do mesmo programa de intercâmbio, pois podem fornecer informações à respeito da matriz curricular do curso na universidade acolhedora.

  • Busque outros meios de contato com a instituição de destino. Muitas universidades possuem páginas ativas no facebook e outras redes sociais, funcionando como uma importante ferramenta de comunicação com os alunos, meio de busca e de divulgação de informações.

- Depoimentos de alunos

  • Lucas Daniel Franck - Faculdade de Veterinaria - Universidad Nacional del Litoral - Argentina

    Realizou intercâmbio pelo MARCA na EVZ/UFG durante o 2º semestre de 2017.

    "Sou Lucas Daniel Franck, estudante de veterinaria da Faculdade de Veterinaria da UNL. Fiz meu intercambio no segundo semestre de 2017 na Escola de Veterinaria e Zootecnia da UFG.

    Queria falar sobre meu intercambio estudiantil. Estou feliz com essa oportunidade que eu tive e poder agora falar ou relatar sobre o mesmo.

    Achei meu intercambio muito legal, desde o primero dia em que cheguei a Goiania até o ultimo (o mais difícil de todos, porque fui embora) o melhor que aconteceu na minha vida.

    A respeito da faculdade, foi uma experiência boa. Desde o primero dia comecei a fazer muitos amigos/as. Aa pessoas foram muito boas comigo, ajudaram a me intregrar rapidamente e senti seu respeito e amizade. Achei os colegas legais e respeitosos

    Os profesores/as tambem merecem meus agradecimentos, sem falar nomes porque certeza que esquecerei de alguém, eles estavam sempre disponíveis e fizeram minha passagem pela faculdade uma boa experiencia, sem deixar de lado os conhecimientos que adquiri. Conheci quase todos eles e fico muito agradecido a cada um. Tambem agradecer aos estagiarios do hospital com os quais aprendi muito.

    Com respeito as materias que cursei consegui me aprovar em todas, algumas com mais dificuldades que outras mas achei todas muito proveitosas para mim. Acho que consegui entender e aprender o mais que pude. Os seminarios consegui defender bem.

    O idioma foi um pouco difícil à principio, mas consegui entender rapidamente e para falar levo um pouco mais de tempo, mas consegui. O idioma no iintercambi foi uma das melhores coisas, gostei muito do português.

    Levei a cabo muita prática veterinária, tanto no hospital de pequenos como no de grandes animais. Achei as instalações e a forma de trabalho muito legal, onde curti muito. Os profesores e os colegas foram muito comprenensivos e pacientes no primeiro momento do intercambio, onde depois tudo foi mais leve e curti muito.

    Também tive a oportunidade de viajar a fazendas com um grupo de alunos e professor da faculdade, onde fiquei muito feliz por conhecer a cultura e trabalho que levam a cabo. Aprendi e me adaptei com facilidade.

    Tive a possibilidade de viajar e conhecer grande parte do estado de Goiás e também outros lugares do Brasil. Conhecer outras persoas e a cultura do Brasil foi uma experiencia boa, compartilhar cultura argentina com a brasileira é maravilhoso.

    Com respeito a hospedagem, eu morei numa kitnet com outro Argentino que fiz intercambio na mesma faculdade. Moramos perto da faculdade e perto do RU, o que facilitou nossa estadia em Goiania.  Achei Goiania um lugar legal para morar , com muito lugares para conhecer, uma cultura muito legal, as persoas sao muito amigavies, uma cidade grande mas com transporte que permite chegar a muitos lugares com facilidade. Acho que curti muito em Goiania.

    Obrigado à “Faculdad de Veterinaria-UNL” e à “Faculdade de Veterinaria e Zootecnia-UFG” pela oportunidade que tive de fazer um intercambio."

 

- Apadrinhe uma nova cultura

  • Sabia que você pode começar o seu convívio com outras culturas ainda na UFG?

  • Estudantes dos cursos de graduação e de pós-graduação regularmente matriculados na EVZ podem participar do Programa.

  • O programa de apadrinhamento visa atender às necessidades dos estudantes estrangeiros desde a sua chegada a Goiânia, e mesmo antes disso, e, principalmente, durante a sua permanência na cidade, buscando sanar as dificuldades encontradas nos mais diferentes aspectos. O principal objetivo do Convívio Cultural é promover a integração acadêmica e social dos estudantes estrangeiros junto à comunidade local, por meio do companheirismo e da solidariedade.

  • O programa também apresenta diversos benefícios ao padrinho como:
    • Ter contato com outras culturas.
    • Aprender ou aperfeiçoar um outro idioma.
    • Criar novos laços de amizade e contatos no exterior.
    • Contribuir para a internacionalização da EVZ e da UFG.
    • Contribuir para a difusão da cultura brasileira.
    • Exercer a solidariedade e colaborar para a cooperação entre os povos.
    • Receber um Certificado de Participação no Programa.

  • Para mais informações acesse https://cai.ufg.br/p/6603-programa-convivio-cultural


2. Destinado a estudantes estrangeiros

2.1. Conheça a Cidade de Goiânia
(website: http://www4.goiania.go.gov.br/portal/goiania.shtml)
- Goiânia é um município brasileiro, capital do estado de Goiás, distando 209 km de Brasília, a capital nacional.

Área:

739,492 km2

População:

1 430 697 habitantes –  IBGE/2015

Densidade:

1 934,7 hab/km²

Altitude:

749 m

Clima:

Tropical com estação seca

Fuso horário:

UTC−3

- Transporte coletivo em Goiânia: http://www.rmtcgoiania.com.br/

- Terminal rodoviário (intermunicipal e interestadual) de Goiânia: http://www.rodoviariadegoiania.com/

- Aeroporto de Goiânia: http://www.infraero.gov.br/index.php/aeroportos/goias/aeroporto-de-goiania.html


2.2. Conheça a Escola de Veterinária e Zootecnia (website: https://www.evz.ufg.br

- Ementa das disciplinas

  a) Medicina Veterinária

  b) Zootecnia


Guia do estudante estrangeiro

No Guia do Estudante Estrangeiro você encontra informações sobre a UFG, os cursos de graduação e pós-graduação, a área de pesquisa e sobre a cidade de Goiânia.

- Manual de Orientações

Ao chegar na EVZ procure o Coordenador Acadêmico e a Coordenadora de Intercâmbio para mais informações. No Guia de Orientações você encontra informações sobre as providencias a serem tomadas ao chegar ao Brasil, incluindo documentação, serviços que a CAI oferece aos alunos e também os benefícios que os estudantes têm direito.

- Formulários

Formulários requeridos no edital e para inscrição na universidade

- Solicite um padrinho

Está com tudo pronto para vir? Sim! Você já pode solicitar um padrinho (Formulário em breve), que também é estudante da EVZ, que irá lhe auxiliar com os tramites internos na faculdade; na adaptação cultural; na integração na comunidade acadêmica, sanar algumas dúvidas e ajudar com o idioma.