Anestesiologia e Medicina de Emergência

Programa: Anestesiologia e Medicina de Emergência

• Justificativa:

O Programa de Residência em Medicina Veterinária em Anestesiologia e Medicina de Emergência é fundamental, pois viabiliza o desenvolvimento das atividades de outras áreas da Residência como Clínica, Cirurgia, Patologia Clínica, Sanidade Animal e Diagnóstico por imagem. Além disso, garante segurança e qualidade na realização de procedimentos clínicos, cirúrgicos e diagnóstico no ambiente hospitalar. A contribuição da área vai além do Serviço de Anestesiologia, uma vez que também envolve os serviços de Emergência e Ambulatório de Dor, que contribuem para a promoção e manutenção do bem-estar, não só de animais de companhia, como também das pessoas, pois nos dias de hoje é cada vez maior a influência dos animais de companhia dentro do núcleo familiar, podendo ser benéficos ou se tornar num fator de discórdia ou de risco à saúde de um ou de todos os membros da família. Por outro lado, o Programa também prevê o fornecimento de suporte às atividades desenvolvidas em animais de produção, dentro ou fora do Hospital-Escola, permitindo a realização de diversos procedimentos a campo com maior segurança e qualidade para outros profissionais, alunos, proprietários e outras pessoas envolvidas nesses procedimentos.

• Objetivos específicos:

Oferecer treinamento na classificação do risco anestésico de pacientes, na interpretação dos exames diagnósticos complementares, na elaboração de protocolos de anestesia, na monitoração anestésica e na solução das principais intercorrências anestésicas. Capacitar o residente para realizar procedimentos anestésicos de diferente complexidade em animais de companhia no ambiente hospitalar. Preparar o residente para a realização de procedimentos anestésicos simples e complexos em animais de produção (bovinos, pequenos ruminantes e equinos), a campo, em propriedades rurais. Fornecer os conceitos básicos de treinamento necessário para o atendimento de pacientes no ambulatório de emergência de animais de companhia. Formar profissionais conscientes sobre a importância do bem estar animal, por meio da melhoria da qualidade de vida propiciada pelo tratamento das dores agudas pós traumáticas e pós-operatórias e das dores crônicas.

• Estrutura curricular:

Disciplinas núcleo comum:

• Bioestatística
  • Bioética e bem-estar animal
  • Normatização de trabalhos acadêmicos e referências bibliográficas
  • Organização dos serviços de Saúde
  • Prevenção e Controle das Infecções Associadas à Assistência de Saúde (IAAS)
  • Reuniões Clínicas
  • Seminários Aplicados
  • Técnicas avançadas de pesquisa na internet

Disciplinas núcleo específico da área profissional

• Anatomia aplicada dos animais domésticos