Toxicologia Veterinária

Programa: Toxicologia Veterinária

• Justificativa:

O Programa de Residência em Medicina Veterinária em Toxicologia Veterinária é fundamental, pois viabiliza o desenvolvimento das atividades de outras áreas da Residência, tais como, clínica, cirurgia, patologia clínica, anestesiologia, sanidade animal e diagnóstico por imagem, proporcionando uma maior interrelação com a vigilância sanitária no contexto da saúde pública. A toxicologia é uma ciência que cada vez mais ganha importância no cenário da saúde pública brasileira e mundial, sendo considerada multiprofissional e interdisciplinar, por agregar profissionais de diferentes áreas como da saúde, das ciências exatas e das ciências sociais. O Médico Veterinário ao participar do Programa de Residência na área de Toxicologia Veterinária estudará os efeitos nocivos das substâncias sobre os organismos vivos, avaliando os riscos dessas substâncias para a saúde humana. A contribuição da área vai além da prestação de serviços no auxílio diagnóstico, pois envolverá a orientação aos profissionais da saúde sobre os produtos tóxicos, confirmando ou não a toxicidade dos mesmos, informando sobre doses tóxicas ou letais, bem como o quadro clínico previsto para o caso. Além disso, orientará os proprietários de animais de companhia e produção a procurarem uma unidade de saúde quando suspeitar de risco à saúde. O programa prevê o fornecimento de suporte às atividades desenvolvidas dentro ou fora do Hospital-Escola, permitindo a realização de diversos procedimentos à campo, com maior segurança e qualidade para outros profissionais, alunos, proprietários e demais pessoas envolvidas nesses procedimentos.

• Objetivos específicos:

Desenvolver um raciocínio toxicológico acerca de mecanismos de ação, sintomatologia,consequências da intoxicação, medidas preventivas, estimativas de exposição, tratamentos farmacológico e não farmacológico, metodologias analíticas adequadas para diagnóstico complementar ou confirmação de casos de intoxicação. Aplicar alguns conceitos e técnicas, notadamente preventivos, no seu trabalho rotineiro com medicamentos e análises clínicas. Identificar, nos casos clínicos-toxicológicos, o conhecimento teórico, bem como aplica-lo na resolução dos mesmos e ampliar o entendimento de intoxicação, com o estudo das consequências reais para os animais atendidos e das sequelas subsequentes. Compreender e aplicar os conhecimentos sobre limites de tolerância e avaliação da toxicidade. Escolher um método analítico na literatura especializada e executá-lo adequadamente, incluindo o cálculo de parâmetros de validação das mesmas, tais como, sensibilidade, linearidade, precisão, exatidão, limite de detecção, limite de quantificação, seletividade e robustez. Orientar os proprietários sobre prevenção, primeiros socorros aos animais intoxicados e quando ocorrer envolvimento com humanos, orientá-los a procurar uma unidade de saúde. Repassar aos profissionais de saúde informações elaboradas sobre produtos tóxicos, confirmando ou não a toxicidade dos mesmos, informando sobre doses toxicas ou letais, bem como o quadro clínico previsto para o caso. Orientar profissionais de saúde que atuam no atendimento às vítimas de envenenamentos e acidentes com animais peçonhentos. Disponibilizar para o Centro de Informação Toxicológica de Goiás um banco de dados dos acidentes notificados no Hospital Veterinário quanto às intoxicações por: medicamentos, pesticidas, domino sanitários, plantas tóxicas, produtos químicos e outros.

• Estrutura curricular:

Disciplinas núcleo comum:

• Bioestatística
  • Bioética e bem-estar animal
  • Normatização de trabalhos acadêmicos e referências bibliográficas
  • Organização dos serviços de Saúde
  • Prevenção e Controle das Infecções Associadas à Assistência de Saúde (IAAS)
  • Reuniões Clínicas
  • Seminários Aplicados
  • Técnicas avançadas de pesquisa na internet

Disciplinas núcleo específico da área profissional

• Anatomia aplicada dos animais domésticos