Ivan livro(1).jpg

HOMENAGEM PÓSTUMA

Ivan Barbosa Machado Sampaio

Ivan livro(1).jpg

Hoje a área das Ciências Agrária ficou mais pobre com a notícia do falecimento do nosso querido Ivan Barbosa Machado Sampaio, Professor Emérito da Escola de Veterinária da UFMG (2007). Ele possuía graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Estatística - Iowa State University of Science and Technology, USA (1970), doutorado em Estatística Aplicada - University of Reading. UK, (1988) e pós doutorado na Universidad Politécnica de Madrid, Spain (1993). Foi Professor Titular da Escola de Veterinária da UFMG, tendo se aposentado em 2006. Foi sem dúvida um dos mais importantes estatístico brasileiro da área das agrárias, tendo formado e inspirado diversas gerações de estatísticos e pesquisadores. Publicou ao longo da carreira acadêmica centenas de artigos científicos e quatro livros de estatística aplicada à experimentação animal que continuam a ser referencia obrigatória em todos os programas de pós-graduação em medicina veterinária e zootecnia no país.

Na Escola de Veterinária e Zootecnia da UFG particularmente, participou com o seu conhecimento e entusiasmo incansável na formação de mestres e doutores, desde o início da criação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA). Sua última participação presencial foi no Colóquio de Projetos do PPGCA do ano passado (2019). Permaneceu até o final da sua vida, difundindo seu indelével conhecimento e entusiasmo pela pesquisa de qualidade.
Era uma pessoa extremamente generosa, simples e de fácil convívio, que sempre atendia com entusiasmo, aos nossos convites para ministrar cursos e assessoria qualificada. A EVZ/UFG assim, presta esta singela homenagem póstuma, em reconhecimento a grande contribuição que o Prof. Ivan Sampaio nos deixou.

Logo EVZ colorido