reunião CA 2

EVZ APOIA PROMOVE A CONECTIVIDADE DE DISCENTES

Projeto disponibiliza acesso a internet e equipamentos adequados para a participação dos alunos nas atividades de ensino remoto.

20200828_125749.jpg

Discente da EVZ recebendo equipamento de informática

O projeto EVZ Apoia, aprovado em reunião do Conselho Diretor em junho de 2020, teve como premissa o fato de que educar é garantir aos estudantes da EVZ o seu pleno desenvolvimento, garantindo a “igualdade de condições para o acesso e permanência na universidade”.

Após a identificação das necessidades dos discentes dos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, a EVZ iniciou a campanha, junto à comunidade acadêmica, seus amigos e familiares, de arrecadação de recursos financeiros e de doação de computadores.

A Direção da Escola de Veterinária e Zootecnia, Professoras Maria Clorinda Soares Fioravanti - Diretora e Ozana de Fátima Zacroni – Vice-Diretora, destacou que a unidade tem a obrigação garantir a todos os estudantes as mesmas oportunidades de aprendizado e que o Conselho Diretor apoiou de modo inequívoco essa ação. Ao total 15 estudantes receberam máquinas (computador ou notebook ou netbook) e 20 estão recebendo recursos para pagar planos de internet e 4 estudantes apoio técnico da Equipe EVZ Apoia. Restam ainda 11 estudantes na lista de espera para receber equipamentos, clique aqui e saiba como ajudar.

A discente do curso de Medicina Veterinária, Rafaela Messias emociona-se ao lembrar desse momento. “Antes de entrar nesta instituição eu temia não conseguir permanecer diante das dificuldades financeiras que envolvem mais que ir e voltar, mas também os materiais necessários para o curso. Com a chegada da pandemia do COVID-19, mais uma vez me vi preocupada, já que não possuía equipamentos eficientes para acompanhar o novo modelo de aulas. Mas antes mesmo das aulas remotas iniciarem a equipe de direção e coordenação da EVZ me deixou claro que me ampararia, assim como com meus colegas em situação de baixa renda. Os mesmos ainda não tinham condições de nos doar equipamentos de imediato, porém, pegaram dos computadores de seus próprios uso e nos repassaram para que não houvesse prejuízo ao nosso ensino-aprendizagem”.

A professora Luciana Ramos Gaston Brandstetter, que colaborou com a arrecadação de equipamentos, comentou sobre a sua motivação em ajudar. “Espero que o projeto favoreça o desempenho e aproveitamento dos alunos da EVZ, bem como sirva de motivação aos estudos e que isso vá muito além do momento de pandemia que vivemos. Minha motivação foi primeiramente um reflexo diante do estímulo e empenho demonstrado pelos docentes da EVZ, quando ainda se discutia a possibilidade de retorno remoto às aulas. A oportunidade de darmos continuidade ao nosso trabalho e mantermos nossos laços  com os alunos se tornou um desejo de todos nós.”

A EVZ conta ainda com uma equipe de apoio formada por cinco estudantes que auxiliam colegas com dificuldades neste período de pandemia e que busca promover uma melhora na educação dos discentes durante o ensino remoto.

Computadores disponibilizados para os alunos pela EVZ