hv público goiania

EGRESSOS DA EVZ PARTICIPAM DO PROJETO DO PRIMEIRO HOSPITAL VETERINÁRIO PÚBLICO DE GOIÂNIA

A Unidade já está funcionando e tem capacidade para atender 30 animais por dia.

hospital publico veterinárioParticiparam da cerimônia de inauguração o Diretor do HV/UFG, o Presidente da AMMA e a idealizadora do projeto 

 

Foi inaugurado na sexta-feira (13/11/2020) o primeiro hospital público veterinário de Goiânia. Segundo a prefeitura, a capital passa a ser a única cidade do Centro-Oeste a contar com um Centro de Saúde e Bem-Estar Animal.

A criação do espaço foi aprovada pela Câmara Municipal há dois anos. A administração é de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), que atualmente é presidida pelo ex-aluno da EVZ, Gilberto Martins Marques Neto, que compareceu ao evento.

O projeto que foi idealizado pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, teve a participação de uma equipe que continha a aluna de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, Luana Rodrigues Borboleta, que atualmente participa da diretoria de Vigilância em Zoonoses da Prefeitura de Goiânia.

De acordo com informações da veterinária, antes da implantação do projeto foi realizada uma ampla pesquisa sobre o assunto em encontros realizados em outras unidades já existentes no país. O compilado desse trabalho além do Hospital Público Veterinário, resultou na Política Pública de Bem Estar Animal do município de Goiânia. Luana ressaltou, a importância desse projeto para os animais desassistidos da capital, que podem recorrer ao hospital para o atendimento gratuito.

 

Sobre o Hospital

Localizado no Setor Balneário Meia Ponte, a unidade já está funcionando e tem capacidade para atender cerca de 30 animais por dia, de pequeno a grande porte. O espaço conta com médicos veterinários, patologistas clínicos, zootecnistas, farmacêutico e biólogo. Segundo a prefeitura, atualmente, o centro não tem aparato cirúrgico, por isso, a princípio serão feitos apenas atendimentos ambulatoriais de baixa complexidade.

 

Parceria com o HV/UFG

O Diretor do Hospital Veterinário da UFG, Prof. Adilson Donizete Damasceno, esteve na inauguração do projeto representando a EVZ e firmando a parceria entre o novo hospital e o HV/UFG que dará o suporte inicial ao projeto na área de cirurgia animal.