nota_falecimento_2019-1-04.jpg

Peter Fischer

Prof Peter Fischer

Nossa Escola se despede hoje de uma parte importante de sua história. Com o falecimento do Professor Peter Fischer, se vai um pioneiro que lutou e contribuiu decisivamente para a construção de tudo o que atualmente representamos.

Formado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Professor Peter veio para Goiás na década de 1960 para trabalhar na Secretaria da Agricultura. Logo, foi convidado a participar do corpo docente que seria responsável, em 1966, pela formação da primeira turma de Medicina Veterinária da UFG. Após uma brilhante carreira acadêmica, aposentou-se em 1994 e passou a dedicar sua vida à nossa Associação de Docentes (ADUFG), onde atuou com a mesma competência e intensidade que dedicava às suas atividades docentes.

Era impossível conviver ou mesmo ter conhecido o Professor Peter sem que isso deixasse alguma marca no seu interlocutor. Era um erudito, um pensador da razão, um debatedor perspicaz e, sobretudo, um professor incomparável. Suas metáforas e sua lógica dedutiva tornavam um assunto inóspito em um prazer , e inspiraram gerações de alunos a se tornarem professores também.

Uma de suas vertentes mais conhecidas era a sua fina ironia. Considerando o que já foi dito que "a ironia é a forma mais refinada de humor", nosso querido Peter nos brindava sempre com suas tiradas geniais, suas construções elaboradas e seu português irretocável, uma façanha para quem cuja língua natal foi o tão diferente húngaro. Muitos o achavam condescendente, mas aqueles que o conheceram mais de perto reconheciam em suas palavras ferinas o amor que tinha por sua profissão de professor e o carinho que nutria pelos que dividiam com ele seu ofício.

O Professor Peter deixa nosso convívio, mas seu exemplo permanece esculpido em cada tijolo que colocamos em nossa Escola, em cada estudante cujo caminho iluminamos com nossos ensinamentos e a cada vez que nos certificamos de nossa vocação como docentes.

Fica entre nós, seus ex-alunos, ex-colegas e amigos, a imensa gratidão e a eterna saudade.

O velório terá início às 15 horas no Parque Memorial de Goiânia.