ufg

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO PARA A UFG – CASO DE RAIVA EM FELINO NAS CHÁCARAS SAMAMBAIA

RAIVA : O que eu preciso saber?

 

Clique aqui e confira o alerta da Prefeitura

Raiva é uma doença infecciosa viral aguda que acomete mamíferos, incluindo os seres humanos. Apresenta letalidade próxima de 100%. É transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, seja pela mordedura, arranhadura e/ou lambedura desses animais. No Brasil, nos últimos anos, os morcegos se tornaram a principal espécie animal transmissora da raiva.

O QUE FAZER EM CASO DE ACIDENTE COM ANIMAIS?

Lavar o local com água e sabão e procurar imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima para avaliar conduta profilática adequada.

SITUAÇÃO DA RAIVA ANIMAL EM GOIÂNIA

Nos últimos anos em Goiânia tem sido identificado a circulação do vírus da raiva em animais por variante de morcego. Os casos mais recentes foram o de um morcego frugívoro na região sul em 2020, um morcego insetívoro na região leste em 2021 e um felino da região norte em fevereiro de 2022.

ORIENTAÇÕES

Ao se deparar com um morcego morto, caído ou encontrado em horário e local não habitual entre em contato com a Unidade de Zoonoses para que seja feito o recolhimento do animal. Evite o contato físico com o morcego para minimizar o risco de acidente; isole-o com panos, caixas de papel ou balde, ou em ambiente fechado para aguardar a captura por pessoas capacitadas.

IMPORTANTE!

Cães e gatos que tiverem contato com morcegos devem ser notificados à Diretoria de Vigilância em Zoonoses, para que estes possam ser vacinados contra raiva E monitorados por 180 dias conforme recomendado pela Nota técnica 19/2012/MS.  Mantenha a vacinação de todos os cães e gatos e maiores de 3 meses em dia (uma vez ao ano).

Fonte: Gerência de Controle de Animais Sinantrópicos - PREFEITURA DE GOIÂNIA

 

A EVZ oferece a vacina antirrábica de forma gratuita (Clique aqui e saiba mais)