flor pequi

Publicação da cartilha "Plantas tóxicas para ruminantes e equinos no cerrado e pantanal"

Este material tem o objetivo de trazer informações atualizadas aos trabalhadores e produtores rurais sobre as principais plantas tóxicas do Cerrado e Pantanal que podem causar intoxicações em ruminantes e equinos. Os textos foram redigidos em tópicos a fim de facilitar a transferência dos conhecimentos entre a universidade e a comunidade. O presente material traz uma lista das principais plantas tóxicas de interesse pecuário para ruminantes e equinos. Em caso de dúvida e/ou suspeita de intoxicação, procure sempre o atendimento veterinário. Essa cartilha é fruto do esforço do Grupo de Estudos em Toxicologia Veterinária e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás em parceria com pesquisadores das universidades: UNESP (Universidade Estadual Paulista, Botucatu), UFBA (Universidade Federal da Bahia) e UFJ (Universidade Federal de Jataí). Agradecemos especialmente ao Programa de Pós-graduação em Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da UNESP Botucatu que incentivou e financiou a impressão e publicação do livro (1613/2024 /88881.974489/2024-01 PROEX /Programa de Excelência Acadêmica - Custeio)