5° Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) na categoria “negócios”

Carta de agradecimento da Equipe Lab, vencedora da 5° Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) na categoria “negócios”

É com muita satisfação que a Equipe Lab (constituída pelas discentes da Veterinária Fernanda Martins da Paixão - 7° período-, Gabriela Cheguri de Almeida -7° período-, Jaqueline Sales de Oliveira - 9° período- e Nathany Geraldino Nogueira - 5° período-, orientadas pela doutoranda Claudiane Marques Ferreira e a Prof. Dra. Vanessa de Sousa Cruz), por meio desta, agradece a todos os colaboradores e apoiadores do projeto de inovação ganhador da 5° Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (5° OEU). Agradecimentos especial ao Prof. Dr. Eugênio Gonçalves de Araújo por ter participado de nossa entrevista para validação do produto, à Prof. Dra. Vanessa de Sousa Cruz e a doutoranda Claudiane Marques Ferreira pela orientação e ajuda em todas as etapas do projeto, à Prof. Dra. Maria Clorinda Soares Fioravante pelo apoio e divulgação e à Prof. Dra. Rosângela de Oliveira Alves Carvalho pelo apoio e presença na fase última fase da Olímpiada.

Etapas passadas - Do dia 23/08/2018 ao dia 09/09/2018, diversas equipes com planos de empreendedorismo e inovação, de diferentes faculdades, se inscreveram para a 5° OEU para as categorias “negócios” e “social”. A Equipe se inscreveu na categoria “negócios”. Para a primeira etapa, foram selecionadas quinze equipes de cada categoria para participar de um preparatório intensivo (o bootcamp) para produção do trabalho final, etapa esta onde a Equipe Lab se inseriu. A nossa equipe se classificou graças a um vídeo e um trabalho escrito, constando o nosso produto. Para a segunda etapa, era exigido um trabalho dentro das normas dadas no bootcamp, um novo vídeo e um anexo do projeto canvas (modelo atual para destrinchar fatores financeiros, sociais e técnicos de um novo négocio), feito durante o bootcamp. Conseguimos um protótipo do nosso produto na Escola de Engenharia da UFG, com os discentes participantes do Pequi Mecânico. Conseguimos passar para a terceira etapa, onde apenas cinco das quinze equipes foram selecionadas. A última fase aconteceu no dia 16/10 e consistia num breve discurso com duração de cinco minutos (o chamado Pitch ou Elevator Speech), com tempo de dez minutos para comentários da banca avaliadora. O grupo foi muito elogiado pela iniciativa e pelo produto. Um fato que chamou a atenção da banca foi que o grupo era o único da categoria composto apenas por mulheres. Ganhamos em primeiro lugar após muito tempo empenhado e não conseguiríamos sozinhas. O prêmio foi um cheque de cinco mil reais, uma vaga na pré-incubação do CEI-UFG, um troféu (lindo por sinal) e quatro medalhas douradas. Pretendemos prosseguir com o projeto e dar continuidade a esse sonho realizado.

Sobre o nosso produto: O Port Veterinário é um cateter implantado no subcutâneo e conectado a um vaso de grosso calibre, mais especificamente a veia cava caudal, que visa diminuir o número de punções para canulação de veias, reduzindo o tempo de administração de medicamentos, consequentemente o nível de estresse dos animais, diminuindo incidências de flebites, extravasamento de fármacos, entre outras afecções comuns causadas pelos cateteres comuns. Os animais com doenças crônicas, como pacientes oncológicos que precisam de uma frequência elevada de administração de fármacos, são os escolhidos para implantação do Port Veterinário.