Professores Eméritos

LISTA DE PROFESSORES EMÉRITOS DA ESCOLA DE VETERINÁRIA E ZOOTECNIA DA UFG

 

Prof Celso de Paula Costa

Celso de Paula Costa (Resolução Consuni n. 017/2016): Graduado em 1962 em Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em 1965 ingressou na UFG como professor na área de Nutrição Animal e em 1968 foi aprovado em concurso público para professor titular da Escola de Agronomia e Veterinária. Defendeu sua dissertação do Mestrado em 1974 na Escola de Veterinária da UFMG. Publicou, e apresentou em congressos, vários artigos científicos. Como pesquisador, deixou sua contribuição na área mineralização para bovinos e corte e de doenças carenciais em bovinos de corte, colaborando para a melhoria da produtividade do rebanho bovino, aumentando a produção de carne e leite.

 

Prof  Mauro Inácio Carneiro

Mauro Inácio Carneiro (Resolução Consuni n.18/2016):Concluiu em 1966 o curso de Medicina Veterinária da Escola de Agronomia e Veterinária da UFG. Em 1974, defendeu sua dissertação de Mestrado na Escola de Veterinária da UFMG. Foi pioneiro como professor de Cirurgia dos Animais Domésticos no Estado de Goiás, sendo seu trabalho reconhecido nos diversos setores da produção pecuária. Foi autor de uma técnica cirúrgica destinada a obtenção de rufiões bovinos, que é até hoje adotada em várias Escolas de Veterinária do país e por inúmeros profissionais que trabalham no campo, além de ser considerado o mais importante cirurgião de bovinos, nos anos, 60, 70 e 80 no Estado de Goiás. Participou como um dos fundadores da Sociedade Goiana de Veterinária (SOGOVE), como um dos profissionais defensores da Medicina Veterinária.

Prof Peter Fischer

Peter Fischer (Resolução Consuni n. 019/2016): Em 1964, concluiu o curso de Veterinária da Faculdade de Agronomia e Veterinária da UFRGS logo após mudou-se para Goiânia para trabalhar como Veterinário na Secretaria da Agricultura do Estado de Goiás. Em 1968, foi aprovado em 1º lugar em concurso público tornando-se o primeiro Professor Titular do antigo Departamento de Patologia da EAV/UFG. Em 1974 defendeu sua dissertação de Mestrado em Anatomia Patológica na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi membro e presidente da CPPD da UFG.

 

Prof Salvador Jorge da Cunha Neto

Salvador Jorge da Cunha Netto (Resolução Consuni n. 020/2016): Em 1962, formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. 1972 - 1974 matriculou-se no Curso de Mestrado na área de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária da UFG. Em 1975 foi aprovado em concurso público para professor titular da disciplina de Tecnologia e Inspeção de Carnes da Escola de Agronomia e Veterinária da UFG. Em 1981 diploma de Mestre em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais. Em 1982, foi eleito Conselheiro Efetivo do Conselho Federal de Medicina Veterinária. A partir de 1986 tornou-se membro da Academia Brasileira de Medicina Veterinária, cadeira nº21. Prestou relevantes serviços durante anos de sua vida, a Escola de Veterinária da UFG e ao Estado de Goiás recebendo vários prêmios e homenagens.