NÚCLEO DE ESTUDOS EM BIOTECNOLOGIAS DA REPRODUÇÃO ANIMAL - NEBRA

De acordo com o IBGE (2018) a região centro-oeste contém 34,5% do rebanho nacional de bovinos. Atualmente, o estado de Goiás possui o segundo maior rebanho, com aproximadamente 23 milhões de cabeças. Com o crescimento das principais culturas faz-se necessário aumentar também a intensificação dos sistemas de produção. Neste contexto, as biotecnologias da reprodução animal têm um papel fundamental, sendo parte imprescindível de programas de melhoramento por possibilitar a multiplicação controlada de animais geneticamente e zootecnicamente superiores.

A Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EVZ) da Universidade Federal de Goiás (UFG), está localizada em um local estratégico e tem um potencial enorme para se tornar referência em produção de conhecimento e de técnicos habilitados nas diferentes biotecnologias. Para isso é necessário criar nos estudantes o desejo de estudar temas básicos e aplicados ligados às técnicas de reprodução assistidas (TRAs), despertando neles a curiosidade de propor alternativas para melhorar a eficiência das diferentes biotecnias e, transferir estas tecnologias para o setor produtivo.

A demanda por desenvolvimento e transferência das tecnologias serviu de estímulo para a criação do Núcleo de Estudos em Biotecnologias da Reprodução Animal (NEBRA). Este grupo de estudos têm por objetivo a discussão metodologias atuais e inovadoras dentro da área da reprodução animal. Contribui desta forma na capacitação técnica dos futuros profissionais formados pela EVZ-UFG. O núcleo de estudos é coordenado pelos professores José Felipe Warmling Sprícigo e Leonardo de França e Melo, ambos professores do Setor de Reprodução Animal. Discentes dos cursos de Zootecnia e de Medicina Veterinária da EVZ-UFG e de outras instituições de ensino fazem parte do NEBRA. O núcleo conta ainda com pesquisadores de instituições parceiras como a EMBRAPA, UFES, UFRPE, IFCE, UniCEUB.

Professores Responsáveis:

José Felipe Warmling Sprícigo