Kate Moura da Costa Barcelos

Telefone: (62) 3521-1591 Ramal 23
Lotação na EVZ: Departamento de Zootecnia
Programação Semanal de Atividades: 2021/2

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estácio de Sá-UNESA (2003). Mestrado em Medicina Veterinária com área de concentração em Clínica e Reprodução de Grandes Animais, pela Universidade Federal Fluminense-UFF (2008). Doutorado em Zootecnia com área de concentração em "Produção Animal" pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG (2016). Tem experiência nas áreas de Zootecnia e Clínica de Equinos. Assim como em docência para Adultos e Trabalhadores Rurais (SENAR :RJ-MG-PE e ABCCMM); Docência no Ensino Superior, além da área de Ensino de Equitação/Adestramento para crianças, jovens e adultos, de diversas categorias de aprendizagem e faixas etárias, instruindo desde iniciantes/amadores até profissionais e pessoas com necessidades especiais. Seu foco de trabalho sempre foi voltado às áreas de julgamento, treinamento e registro de raças equinas (ABCCMM; ABCCB); treinamento de equinos de alta performance técnica (Adestramento "Clássico", Trabalho de "plano" para cavalos de salto e CCE; Adestramento para Concurso de Marcha) e julgamento de esportes equestres (Dressage/Adestramento) SHB-FEERJ-CBH, tendo sido também Juíza Nacional de Adestramento da Confederação Brasileira de Hipismo-CBH. Atualmente é Professora Adjunta (Equideocultura e Julgamento de Equídeos) na UFG; onde também é pesquisadora, fazendo parte do corpo docente e sendo orientadora do PPGZ (Programa de Pós-Graduação em Zootecnia na linha Nutrição e Produção de Monogástricos ? Produção de Equídeos/Equideocultura). É coordenadora do Projeto de Extensão Equine Service-UFG pelo qual é colaboradora técnica das associações de raças equinas: ABCCMangalarga Marchador (Técnica de registro, Instrutora de equitação e Membro do conselho acadêmico), ABCCBretão (Juíza, Técnica de Registro, Presidente do Conselho Deliberativo Técnico -CDT e do Colégio de Jurados) e ABCPampa (Técnica de registro).

Desenvolve atividades acadêmicas diárias de ensino (NEEPEq-UFG) pesquisa (PPGZ_UFG), extensão (Equine Service-UFG) e administrativas, sendo também mãe da Manuela. Áreas de Interesse: Ciência da equitação; Registro e julgamento de equídeos; Treinamento de cavalo e cavaleiro; Raças equídeas criadas no Brasil; Raças de animais de marcha; Conformação e morfometria. Biomecânica e tecnologias voltadas ao desempenho atlético, treinamento e ao bem estar animal. Manejo geral de equídeos e/ou de instalações. Fisiologia, desempenho e fatores limitantes ao desenvolvimento e crescimento equino. Bem Estar Animal nas atividades equestres; Agronegócio voltado ao cavalo; Desenvolvimento de Projetos, Instalações e equipamentos para Equídeos, Esportes Equestres e demais atividades de inserção do cavalo.