Estágio Obrigatório e Não Obrigatório Medicina Veterinária

Coordenação de Estágio - Curso de Medicina Veterinária (EVZ/UFG)

 

Coordenadora: Prof.ª Dra. Francine Oliveira Souza Duarte

Vice-Coordenadora: Prof.ª Dra. Valéria Quintana Cavicchioli

Secretária: Luciana de Deus Macêdo

 

Portaria: 4945, de 25/09/2024

Telefone: (62) 3521-1567

E-mail:  estagiovet.evz@ufg.br

 

A Coordenação de Estágio do curso de Medicina Veterinária da EVZ/UFG presta atendimento tanto ao público interno, composto por estudantes da graduação em Medicina Veterinária da UFG, quanto ao público externo, que inclui estudantes de outras instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

Atribuições da Coordenação

A principal responsabilidade da Coordenação é apoiar os estudantes na condução do processo de estágio curricular obrigatório, que pode ser realizado:

  • Na própria EVZ/UFG;
  • Em instituições, empresas ou órgãos públicos, desde que conveniados à UFG e amparados por normas legais e jurídicas relacionadas ao exercício da Medicina Veterinária.

Além disso, a Coordenação também orienta os estudantes em relação ao estágio não obrigatório. No entanto, a gestão dos convênios e processos dessa modalidade é de responsabilidade da Central de Estágios da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD). Mais informações sobre o estágio não obrigatório podem ser acessadas no site da PROGRAD UFG no campo Estudante > Estágios:

https://prograd.ufg.br/p/39593-tutoriais-estagio-nao-obrigatorio-primeiros-passos

Base Legal

Os estágios realizados por estudantes de graduação seguem os parâmetros das:

  • Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina Veterinária: Resolução CNE/CES nº 3, de 15 de agosto de 2019;
  • Projeto Pedagógico do Curso de Medicina Veterinária da UFG: Resolução CEPEC Nº 1557R;
  • Lei de Estágio nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Para consultar mais informações sobre a legislação aplicável ao estágio, clique aqui.

 

 

Estágio Curricular Supervisionado - Curso de Medicina Veterinária

 

O estágio curricular obrigatório é uma etapa fundamental na formação do estudante de Medicina Veterinária. Para orientar sobre as etapas desse processo, a Coordenação de Estágio realiza três reuniões regulares:

  1. Reunião inicial (presencial ou on-line): Antes do início do semestre, esclarecem-se as etapas do componente curricular Estágio Curricular Supervisionado, conforme a RESOLUÇÃO CEPEC/UFG Nº 1791/2022 e a Lei Nº 11.788/2008. Detalham-se celebração de convênios, escolha de concedentes, definição de orientadores, cadastros no SEI, além das normas do Caderno de Estágios do curso.
  2. Reunião de início de semestre: Com alunos matriculados no Estágio Curricular Supervisionado, aborda-se o detalhamento das normas do Caderno de Estágios, os documentos avaliativos, prazos, e direitos e deveres do estagiário.
  3. Reunião de finalização do estágio: São reforçadas as orientações do Caderno de Estágios e prazos para defesa, entrega de relatório final, composição de banca e agendamento.

Os canais de atendimento, como atendimento presencial, e-mail institucional, ramais e SIGAA, estão sempre disponíveis para contato com a Coordenação de Estágio. Informamos ainda que o site institucional (https://evz.ufg.br/p/44702-estagio-obrigatorio-e-nao-obrigatorio-medicina-veterinaria) e o mural de avisos são utilizados para o repasse de informações oficiais e atualizações importantes. Ressaltamos que informações institucionais não são veiculadas por aplicativos não oficiais, garantindo assim a confiabilidade e o acesso seguro às orientações.

 

 Siga o fluxo abaixo para organizar e concluir seu estágio:

 

  1.            Planejamento do Estágio

 

📅 Planeje com antecedência:

  • Escolha a área de interesse e o local de realização do estágio.
  • Locais Elegíveis para o Estágio

🌐 Onde você pode estagiar?

  • 🏛️ Instituições públicas
  • 🏢 Instituições privadas
  • 👨⚕️ Profissionais liberais
  • 🌾 Propriedades rurais
  • 🏥 Outras que exerçam atividades de Medicina Veterinária

⚠️ Importante:

  • O local escolhido deve possuir convênio vigente com a UFG até o término do estágio.
  • Consulte a vigência do convênio na planilha disponível no site da PROGRAD (campo "Convênios").

  

  • Passos Após Escolher o Local de Estágio
  1. Verificar Convênio e Supervisor
    •          Confirme que o local possui convênio ativo com a UFG.
    •          Garanta que há um supervisor(a) designado(a) para acompanhar seu estágio.
  2. Cadastro no SEI-UFG
    • Obrigatório para:
      • Supervisor(a) do estágio.
      • Representante legal da empresa/concedente.
    • O cadastro deve ser feito como Usuário Externo no SEI-UFG.

Como realizar o cadastro?

  1. Acesse o portal do SEI-UFG.
  2. Preencha o formulário de cadastro com os dados solicitados.
  3. Aguarde a confirmação de ativação enviada pelo CIDARQ.

🔗 Acesse o Portal de Cadastro no SEI-UFG

 

Prazo Recomendado para Cadastro

  • Atenção: Supervisores e representantes legais da concedente devem realizar o cadastro como usuários externos no SEI-UFG com antecedência significativa ao início do estágio, a fim de evitar atrasos no processo de abertura, assinatura de documentos e formalização do estágio, comprometendo o início das atividades.

Suporte Técnico

Caso ocorram problemas no cadastro ou na assinatura digital, entre em contato com o CIDARQ-UFG:

Telefone: (62) 3521-1055

⚠️ Observação: O cadastro no SEI-UFG é indispensável para que os supervisores e representantes legais possam acessar e assinar os documentos relacionados ao estágio, como o Termo de Compromisso (TCE) e o Plano de Atividades.

 

  1.             Preenchimento de formulário

A Coordenação de Estágio disponibiliza um formulário eletrônico (via SIGAA) que o aluno deve preencher corretamente, inserindo todas as informações necessárias para a abertura do processo de estágio no SEI-UFG.

 

  1.              Abertura do Processo no SEI UFG

Após envio do formulário pelo aluno, a Coordenação de Estágio será responsável pela abertura do processo e inclusão dos seguintes documentos:

  1. Termo de Compromisso de Estágio (TCE):
    • Deve conter as assinaturas digitais do:
      • Representante legal da concedente;
      • Supervisor(a);
      • Estudante.

 

  1. Plano de Atividades:
    • Deve conter as assinaturas digitais do:
      • Professor(a) orientador(a);
      • Supervisor(a);
      • Estudante.

 

Envio de solicitações de assinatura: Antes da saída do(a) aluno(a) para o campo de estágio, a Coordenação de Estágio encaminhará e-mails a todos os envolvidos (supervisor(a), representante legal, estudante e orientador(a)) solicitando as assinaturas necessárias no SEI-UFG.

Prazo para assinaturas: As solicitações de assinatura possuem prazo que pode expirar. Oferecemos tempo suficiente para que todos os envolvidos completem a etapa. É importante que o aluno acompanhe o processo e lembre os supervisores e orientadores sobre a necessidade de assinarem os documentos dentro do prazo estabelecido.

 

  • Durante o Estágio

📝 Documentação obrigatória:

  • Ficha de frequência: Deve ser preenchida e assinada diariamente.
  • Ficha de avaliação: Deverá ser preenchida pelo supervisor do estágio.
  • Finalização do Estágio

📂 Entrega de documentos:
Reúna e entregue na Coordenação de Estágio:

  • Ficha de frequência preenchida e assinada;
  • Ficha de avaliação pelo supervisor: deve ser entregue devidamente assinada e carimbada em envelope identificado e lacrado, garantindo a confidencialidade da avaliação. Alternativamente, também serão aceitas fichas assinadas digitalmente por meio do Gov.br, assegurando a validade e a segurança do documento.
  • Comprovante de participação em bancas (mínimo 2) .

 

🌐 Preenchimento do Formulário:
Acesse o link disponibilizado com antecedência pela Coordenação de Estágio para agendar sua defesa:

⚠️ Atenção: Orientações para o Agendamento da Defesa

  • O(a) estudante tem o prazo de 20 dias após a conclusão do estágio para realizar a defesa pública de seu Relatório, perante uma banca composta pelo(a) Orientador(a) e mais dois membros.
  • A composição da banca deve incluir, no mínimo, um(a) professor(a) da EVZ. O segundo membro pode, opcionalmente, ser externo, desde que possua formação superior completa e esteja cadastrado como usuário externo no SEI UFG.
  • A definição da banca será realizada pelo(a) orientador(a), em conjunto com o(a) estudante, priorizando professores(as) da área do estágio ou de áreas afins.

 

  • Dados necessários para o preenchimento do formulário: certifique-se de ter em mãos as seguintes informações:
  •        Data, horário e sala reservada para a defesa;
  •        Nome completo e unidade acadêmica dos membros da banca examinadora.
  • Prazo para agendamento: o agendamento deve ser realizado com 10 dias de antecedência. (Exceção ao prazo:  Em casos excepcionais, o prazo de 10 dias poderá ser ajustado, especialmente se o término do estágio comprometer os prazos para a entrega do produto final, conforme o calendário acadêmico estabelecido para a consolidação da disciplina de estágio curricular supervisionado).
  • Alterações na data ou nos membros da banca: Após o envio do formulário inicial, eventuais alterações podem ser solicitadas exclusivamente pelo(a) orientador(a), por meio do e-mail estagiovet.evz@ufg.br, acompanhadas de justificativa.

🔑 Observação importante: Para evitar duplicidade na avaliação e assegurar maior imparcialidade no processo, recomenda-se que o supervisor do estágio, que já atribui ao aluno uma nota referente ao desempenho com peso 2 no cálculo da avaliação final, não componha a banca examinadora. Casos excepcionais podem ser analisados e autorizados pela Coordenação de Estágio.

          A Coordenação de Estágio possui autonomia para aprovar ou indeferir a composição da banca, assegurando a integridade e a conformidade do processo avaliativo, em alinhamento com as diretrizes estabelecidas no Caderno de Regulamento do Estágio.

            O relatório deve ser entregue à banca avaliadora, já corrigido pelo(a) orientador(a),  com antecedência mínima de 5 dias úteis.

 

  1.       Defesa e entrega do relatório final de estágio

Apresentação Oral

  • O(a) aluno(a) terá 20 ± 5 minutos para realizar a apresentação oral do trabalho final de estágio.
  • Certifique-se de organizar e praticar sua apresentação para atender ao tempo estipulado e destacar os pontos principais do seu estágio.
  • O(a) orientador(a) será responsável, após a defesa e em sessão fechada com os membros da banca, por preencher a ficha avaliativa "Avaliação Discente" e a "Ata de Defesa de Relatório de Estágio", ambas disponíveis no processo SEI do(a) estudante.
  • Após coletadas todas as assinaturas necessárias na Ata de Defesa, o(a) estudante deve solicitá-la ao(a) orientador(a) em formato PDF para incluí-la na versão final de seu Relatório corrigido.

Entrega do Relatório Final

O(a) aluno(a) possui o prazo de 10 dias corridos contados a partir da data da defesa para realizar a entrega do relatório final.

  • Formato de entrega:
    • 1 via virtual (PDF): Enviar para o e-mail estagiovet.evz@ufg.br, com o assunto: Relatório de Estágio Curricular - [Seu Nome Completo].
    • 1 via impressa (encadernada): Entregar presencialmente na Coordenação de Estágio.

⚠️ Importante:

  • O não cumprimento deste prazo pode atrasar a consolidação da nota final e comprometer a regularização do estágio no sistema acadêmico.
  • Certifique-se de que o relatório esteja corrigido, revisado e completo antes da entrega.

 

De posse de todos os  documentos pós-defesa, a Coordenação de Estágio lançará a nota do estudante no SIGAA. Posteriormente, a Coordenação de Estágio incluirá no processo SEI o documento “Ateste”, finalizando o processo de estágio curricular supervisionado.

 

Desejamos a você um excelente período de aprendizado e crescimento durante o estágio, assim como uma defesa bem-sucedida e enriquecedora. Lembre-se de que estamos sempre disponíveis para orientá-lo(a) em todas as etapas desse processo. Conte conosco! Boa sorte! 🎓✨

Para dúvidas ou esclarecimentos, entre em contato com a Coordenação de Estágio.

 

 

Estágio Curricular Não Obrigatório

Os estágios não obrigatórios são uma excelente oportunidade para complementar a formação acadêmica e ganhar experiência prática.

🔗 Saiba mais no site da PROGRAD:

Acesse aqui as informações sobre estágio não obrigatório

https://prograd.ufg.br/p/39593-tutoriais-estagio-nao-obrigatorio-primeiros-passos