Imagem chamada Erliquiose

Projeto de Extensão sobre Erliquiose Canina

Nos dias 27 de abril e 01 de junho de 2019 a equipe do Laboratório de Doenças Parasitárias (LADOPAR), localizado no Setor de Medicina Veterinária Preventiva da Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG), promoveu por meio do projeto de extensão "Doença do carrapato ou erliquiose canina: uma ação educadora para a sociedade, diagnóstico e tratamento para os animais acometidos", nos parques Flamboyant e Vaca Brava, respectivamente, uma ação de informação e conscientização dos moradores da região sobre a importância da prevenção, tratamento e controle da erliquiose canina, doença muito prevalente na clínica sendo capaz de causar a morte dos cães acometidos. Esta hemoparasitose é transmitida pela picada do carrapato, Rhipicephalus sanguineus, conhecido como o carrapato vermelho do cão.

O projeto de extensão que é coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Krawczak e composto por alunos de graduação e pós-graduação, compreende ainda às ações no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária e Zootecnia por meio do acompanhamento de casos e informações aos tutores sobre a doença. Até o momento aproximadamente 500 tutores de cães foram instruídos sobre a erliquiose canina.

Além das ações de extensão, o LADOPAR realiza rotineiramente exames de diagnóstico das principais doenças parasitárias que acometem os pets e os animais de produção. O laboratório presta serviço para a comunidade interna e para os profissionais autônomos externos à Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ/UFG).

Para saber mais clique no link https://evz.ufg.br/p/13289-medicina-veterinaria-preventiva.

Contatos:

E-mail: ladoparufg@gmail.com