dia de ação 6

Resultados DIA DE AÇÃO: PROMOVENDO BEM ESTAR NA EVZ

EVZ promove plantio de árvores e recolhimento de mais de meia tonelada de lixo

O evento também abordou educação ambiental, descarte adequado de resíduos e melhorias ambientais.

A Escola de Veterinária e Zootecnia (EVZ) juntamente ao Grupo de Extensão – Mosquito Zero EVZ, promoveu no dia 23 de novembro de 2019 o “Dia de Ação: Promovendo Bem-Estar na EVZ”, que realizou o plantio de mudas de árvores nativas, frutíferas e melíferas, além do recolhimento de lixos e entulhos encontrados nos piquetes, pastos e arredores. Realizado das 08 h às 13 h na própria EVZ, o evento contou com 77 participantes, dentre comunidade em geral, agentes de saúde e combate a endemias, colaboradores, estudantes e professores da instituição.

Operação “Cata-Lixo”

Foram recolhidos um total de 582,210 kg de resíduos dispersos nos piquetes, pastos e arredores da EVZ. Os principais materiais coletados foram garrafas pet e de vidro, copos e plásticos em geral, peças automotivas, latas e outros materiais em metal, restos de moveis domésticos, pneus e embalagens de Tetra Pak®. Estes foram destinados à Cooper Rama – Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis, que estimaram o aproveitamento de 80% do coletado.

Os objetivos principais dessa etapa foram promover a limpeza e melhoria do ambiente dos animais, a educação ambiental quanto a importância de realizar descarte adequado de resíduos e, consequentemente, evitar a proliferação de vetores, como os mosquitos que transmitem doenças como Dengue, Zica e Chikungunya.

Plantio de Árvores

Como resultado, foram plantadas ao total 73 mudas, distribuídas nos pastos, e arredores dos prédios da escola. Tal ação teve o intuito de promover auxílio ao equilíbrio ambiental, aumentar a área de sombra nos pastos, aumentar oferta de alimento para abelhas e, como parte de educação ambiental, a compreensão dos cidadãos envolvidos da importância da preservação do meio ambiente.

Em suma, ação trouxe melhorias a Escola, ao meio ambiente, a saúde dos animais e pessoas que frequentam o ambiente, proporcionou um dia de interação entre comunidade interna e externa e ao final contribuiu com a Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis.

Agradecemos a participação e envolvimento de todos!

dia de ação 5dia de ação 4dia de ação 1dia de ação 2